Ingredientes:

300g de feijão preto
250g de linguiça calabresa
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 xícara de cebolinha e salsinha
1 folha de louro
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de azeite
6 copos de água

Prepare o feijão: Dependendo da qualidade do feijão, às vezes é necessário “catá-lo” para separar algumas pedrinhas, sujeiras ou grãos estragados ou velhos. Depois disso, lave-o bem sob água corrente em uma peneira. Ponha para cozinhar numa panela de pressão (siga as intruções do fabricante) com a água e o louro por 45 minutos. Se preferir pode deixar o feijão de molho na água durante a noite e cozinhá-lo da mesma forma, porém por 25 minutos. Retire a folha de louro, deixe esfriar e bata no liquidificador aos poucos. Se estiver muito grosso acrescente um pouco mais de água. A consistência deve ser cremosa.

Prepare os outros ingredientes: Corte a linguiça calabresa em rodelinhas finas e pique o tomate,a cebola, o alho em pedaços bem pequenos. Corte a salsinha e a cebolinha bem fininhas e reserve.

Prepare o caldinho: Em uma panela funda, frite no azeite a linguiça calabresa cortada em rodelinhas. Junte o tomate, a cebola e o alho picadinhos e deixe refogar até amaciar e dourar. Depois junte o feijão batidinho e tempere com o sal e a pimenta. Deixe o caldo cozinhando mais um pouco em fogo médio até começar uma leve fervura. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Sirva quente em canecas ou tigelinhas, acompanhado da salsinha e cebolinha , e torradas.

Deixe um Comentário