Dicas de como usar guardanapo de pano

Seja em restaurantes ou jantares mais formais sempre existem os guardanapos de pano para dar um toque todo especial à mesa, mais nem sempre sabemos como usar corretamente o mesmo, para facilitar a sua vida e não deixar você cometer nenhum erro separamos algumas dicas de como usar os guardanapos de forma certa.

Geralmente o guardanapo está à esquerda do prato.
Ao sentar-se pegue o guardanapo e coloque-o aberto no colo.
Caso esteja usando batom, antes de limpar a boca no guardanapo de pano retire todo o excesso do batom em um guardanapo de papel.
Antes de beber qualquer coisa limpe a boca com o guardanapo, assim você evita sujar a borda do copo ou taça de gordura.
Caso o guardanapo caia no chão você pode abaixar e pegar o mesmo e colocá-lo a mesa, não use-o novamente assim que puder peça outro para o garçom. Se for na casa de alguém, abaixe-se com cuidado para não incomodar quem está do lado, pegue-o e volte a comer.
Se o serviço for buffet, deixe o guardanapo encima da mesa quando for se servir, e torne a colocá-lo no colo ao retornar.
Alguns restaurantes disponibilizam toalhinhas quentes para limpar as mãos. Mais lembre-se é só para as mãos, nada de limpar o rosto com ela.
Restaurantes e casas particulares as vezes usam  “porta guardanapos”, retire o guardanapo da argola para usar e não recoloque quando acabar de comer.
Tudo bem que o correto é usar o guardanapo no colo, mais alguns pratos como macarrão com muito molho podem sujar a roupa, nesse caso somente nesse caso use o guardanapo preso para proteger a sua roupa, se for homem pode prender o guardanapo no colarinho.
Em jantares elegantes quando é servido algum alimento que é para ser comido com as mãos (alcachofra, aspargos e ostras) se oferece depois uma vasilha (lavanda) com um pouquinho de água morna e umas gotinhas de perfume, para lavar as pontas dos dedos. Nesse caso, é oferecido um guardanapo extra que depois é retirado junto com a vasilha.
Quando terminada a refeição, o guardanapo deve ser deixado sobre a mesa, ao lado do prato. Não é necessário dobrar, mas também não coloque de qualquer jeito sobre a mesa.

4 comentários

  1. carol em 29/07/2014 às 14:57

    Estou vendo uma moda de usar dois guardanapos de pano, para ficar mais bonito. Mas na hora de usar? Escolho 01? Coloco os dois no colo?



  2. marcia em 08/10/2011 às 3:24

    gostei muito do site,estou lendo a horas e nao consigo mais parar.
    Parabens



  3. PapoDeComadre.com em 29/07/2011 às 10:49

    Olá Ágatha, obrigada pelo comentário! Concordo plenamente com você, infelizmente com a era da internet muitas pessoas não possuem criatividade para produzir o seu próprio conteúdo e acabam copiando. Mais não podemos controlar essa questão e sempre haverá os criativos e os que copiam. Beijos da Comadre!



  4. ágatha em 26/07/2011 às 18:04

    Já li esse mesmo conteúdo, talvez trocando algumas palavras, em outro site! Ninguém mais tem criatividade de criar o seu próprio conteúdo, God????



Deixe um Comentário