Catapora

A catapora é uma doença que atinge milhares de pessoas, principalmente as crianças pensando nisso a Comadre resolveu pesquisar sobre essa doença e trazer mais informação para você mãe ficar atenta e saber como cuidar do seu filhote.

O que é?
A catapora, é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Imunidade
Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de contágio. Quem tem doenças imunodepressivas, com Aids, deve manter distância do vírus.

Transmissão
É muito comum em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior frequência. Crianças em fase escolar têm maiores chances de se contagiar pelo vírus. A transmissão se dá pelo ar. Se uma criança ou um adulto que nunca teve catapora entrar em contato com alguém contagiado, a contaminação é quase certa.

Incubação
Depois de entrar em contato com o vírus da catapora, o indivíduo permanece entre 14 e 21 dias sem apresentar sintomas. É o que se conhece como tempo de incubação.

Sintomas
Começam com pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo que se parecem com picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente.
Essas manchas, depois de dois ou três dias, crescem e mudam de aspecto. Tornam-se vesículas ( bolhas cheias de um líquido transparente). As bolhas podem aparecer em regiões delimitadas do corpo ou nele inteiro. Muitas vezes, os sinais aparecem também nas mucosas da boca, nariz, dos olhos, entre outras.
Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa e dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas.
O estágio no qual o corpo fica com sinais variados, desde as manchinhas parecidas com picadas de inseto, bolhas, até feridas e crostas ressecadas, é o mais característico da doença. Nessa fase, não há como confundir a catapora com qualquer outro problema. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há risco de contaminação.

Tratamento
Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.
Cuidados locais. Banhos com permaganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros d’água.
Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre o médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficarem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação.

Dicas da Comadre:
Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
Tente  aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

Deixe um Comentário