Ácaros

Os ácaros causam alergia respiratória. Eles estão presentes em toda a nossa casa e não apenas entre os quartos e salas. Muita gente não sabe, mas os ácaros vivem também na cozinha e nos banheiros. O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama. A temperatura e umidade são igualmente importantes e justamente nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis (temperatura entre 10-32 Celsius e umidade relativa entre 60-70%) para o seu desenvolvimento.
ciclo do acaro. Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas. Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e o acúmulo de poeiras. Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença.
Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas. Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.). Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, são inalados por pessoas que desenvolvem reação de hipersensibilidade a tais materiais.

Veja algumas maneiras de acabar com os ácaros:
No Quarto e na Sala:
Troque a roupa de cama duas vezes por semana.
Use protetor de colchão.
Lave com frequência as roupas de dormir, como camisolas e pijamas.
Não use carpete, cortinas de tecido ou tapetes. Prefira outros tipos de pisos e cortinas do tipo persiana na janela.
Deixe sempre o cômodo bem ventilado e entrando bastante sol.
Mantenha o armário sempre limpo e sem pó. Ponha as roupas para tomar ar pelo menos uma vez por semana.
Mantenha os estofados sempre muito limpos.
Elimine objetos do tipo almofadas e bichinhos de pelúcia. Reduza ao máximo os objetos de decoração que devem ser limpos com freqüência.
Evite ter no quarto cd´s, livros e muitos objetos, pois eles acumulam muita poeira, caso os tenha mantenha-os sempre limpos.

Na Cozinha:
Mantenha os alimentos bem fechados.
Deixe a cozinha sempre ventilada e limpa com especial atenção para os armários e os panos.
Passe um pano úmido com vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água) no chão e nas paredes.

No Banheiro:
Coloque as toalhas diariamente para secarem ao sol e as troque duas vezes por semana.
Deixe os pacotes de algodão e cotonetes bem fechados.
Elimine qualquer foco de infiltração e bolor.
Mantenha o ambiente arejado, ventilado e seco.

Deixe um Comentário