Como usar botas

Se você amiga adora botas mais sempre fica em dúvida de qual modelo usar ou qual fica melhor com o seu tipo de corpo, separamos algumas dicas para ajudar você a fazer a escolha certa e arrasar nesse inverno. Afinal a bota ajuda a manter os pés aquecidos e também é muito sensual.

Modelos de Botas:
Os modelos de cano longo, na altura do joelho, e com salto alto são as mais tradicionais, e ficam bem com saias curtas, calças bem justas. É mais indicada para mulheres que são altas e magras. Essas botas de cano longo são também conhecidas como as botas over-knees, conquistam as mulheres ousadas, sensuais e que adoram um visual exótico. Já os modelos que tem cano longo e salto alto mas que não cobrem os joelhos podem ser usadas a noite, com vestidos, saias, calça jeans. Os tipos de cano longo, que chega até o joelho e salto baixo, é conhecido como modelo montaria, esse tipo de bota tem um estilo mais esportivo, pode ser usado com saias e calças.

As botas com cano médio, que chegam até a metade da panturrilha, e tem salto alto, podem ser usadas com saias na altura do joelho, longa até o tornozelo, ou calças de boca reta que cubram todo o cano da borá. São indicadas para quem tem pernas compridas, se você for baixinha, ou tem pernas grossas, tente combinar com modelos de saia ou calça que cubram o cano, isso vai disfarçar um pouco a panturrilha e você não parecera tão baixinha.

Os canos curtos com salto alto são conhecidos como abotinados, eles parecem com um sapato mais fechado e geralmente tem o bico fico, devem ser usados com calças retas ou evasê que cubram o peito do pé. As de canos curtos que tem o salto baixo, são um modelo mais esportivo e pedem um jeans ou calça reta que cubra o pé, não deve nunca ser usado com calças de boca estreita. Já os canos curtos com salto médio, é o mais indicado para o dia a dia, e cai bem com peças jeans, calças sociais de boca reta ou evasés.

As botas de bico e salto fino têm um ar de sofisticação por isso pedem roupas mais sofisticadas, já as botas de bico e salto mais grossos, podem ser usadas com roupas mais casuais, dando um ar descontraído.

Tipos de roupas que combinam com botas:
Combinar corretamente a roupa com a bota é bem mais simples do que você imagina. Se você amiga for usar uma saia ou vestido tente cobrir a parte final do cano isso vai dar a impressão de um visual mais alongado, se tiver que deixar parte da perna exposta, então use uma meia da cor da pele, no tom da saia ou da bota pra dar continuar com o visual alongado. Se a saia for longa dê preferência aos modelos de salto médio e mais grosso. Vestidos e saias exigem botas mais elegantes com bicos finos e saltos mais alto

Se você amiga prefere usar calças, as botas mais indicadas são as de tamanho curto ou médio, pra não fazer muito volume nas pernas, lembrando que a calça deve sempre cobrir o cano da bota. Não combina muito usar botas no trabalho, principalmente as de bico fino, calças compridas e terninhos não combinam com saltos finos, eles são mais indicados para a noite. Se quiser usar a bota por cima da calça esteja atenta ao modelo da bota, nesse caso as melhores são as de estilo country, borzeguim e montaria, mas a boca da calça deve ser sempre justa.

Combinação certa da cor:
Se você optar por usar botas de cores claras, dê preferência a peças como jeans e com roupas pretas. Atenção muito cuidado ao usar uma bota branca, você tem que ter muito estilo pra saber usá-la. Botas com estampas de pele devem ser usadas com roupas mais sóbria e está proibido para as baixinhas e para quem está acima do peso. Já as botas de tecido fino devem ser usadas a noite e combinadas com uma roupa bem sofisticada.

Qual bota usar no verão?
Use com saias curtas, shorts, calças compridas e corsários.  Combine com a cor da saia ou do shorts.
Procure evitar meias de nylon, mas para não ficar incomoda no pé, calce meias curtas que ficam escondidas na bota.
Ideal para a meia estação indefinida. Botas com a cor do verão, abrigam e escondem as pernas ainda desbotadas do inverno.

13 comentários

  1. Cibele em 03/04/2013 às 15:43

    Olá, gostaria de saber com qual tipo de bota posso usar com as calças jeans skinning. Sou baixinha tenho 1,54 e peso 43 k e minha pernas são finas.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Aguardo seu retorno.

    Atenciosamente,



  2. PapoDeComadre.com em 17/08/2011 às 7:04

    Olá Sueli, obrigada pelo comentário! Bem minha amiga segundo as regras da moda usar uma bota com a boca muito larga não é certo, porém vai depender da sua personalidade e da importância que você dá ao que os outros dizem. Então se isso não te incomodar não vejo problemas algum. Eu por exemplo comprei uma bota lindissíma porém ficou com a boca super larga e ainda sim a uso tranquilamente, pois o que vale é como nos sentimos e não o que as pessoas acham, se você não se sente bem troque por outra ok! Beijos da Comadre!



  3. sueli em 16/08/2011 às 17:12

    olá, gostaria de saber se a boca da bota de cano medio ( a boca nao chega no joelho e sim fica um pouco abaixo) ela ficou um dedo larga na perna, pode ser usada assim ou devo trocar por uma onde fica justa na perna?



  4. Vivi em 19/03/2011 às 14:59

    Olá! Gostaria de saber quais estilos ou modelos de vestidos e saias que combinam com bota cano medio (metade da panturrilha), bico fino e salto fino na cor preta e quais modelos devo evitar. responda-me também por E-mail Desde já agradeço!



  5. PapoDeComadre.com em 15/11/2010 às 9:03

    Olá Daniella, obrigada pelo comentário. Peço desculpas por não ter podido responder ao seu comentário antes. Bem minha amiga acho que você pode sim usar esse tipo de bota. Para você a melhor opção seria a bota ove knee de salto alto, se você possui pernas grossas poderá usa-la com uma saia mais justa e meia-calça de um tecido mais grosso e em tons escuros de prefrência da mesma cor da bota. Você pode usar também com um vestido, nesse caso use um que não seja nem muito largo e nem muito justo. Atenção apenas a largura do cano da bota que não deve ficar apertada ou larga demais nas pernas. Como esse tipo de bota chama atenção, procure usar roupas sem muitos decotes. Esse tipo de bota pode ser usado em ocasiões informais como baladas. Beijos.



  6. Daniella em 14/11/2010 às 14:40

    Olá, tenho 1,60 de altura, 16 anos e 50kg. Eu tenho um aniversario para ir a noite de uma amiga minha, e gostaria de saber se botas over-knee e botas de cano longo que não cobrem o joelho são recomendadas para mim. Se sim, como eu poderia usa-las?

    Obrigada 🙂



  7. Antonia NIlsa em 01/11/2010 às 13:55

    Só uma correção: a bota não é cano médio, e sim longo abaixo do joelho.



  8. Antonia NIlsa em 01/11/2010 às 13:30

    Olá, eu sou alta tenho 1,73 de altura e magra peso 55k, tenho uma bota preta de cano médio, salto e bico finos, e o couro dela é drilhante, não é fosco, por ela ser assim acho que ela é muito social para eu usar de dia. Em que momentos e com que roupas eu psso usar minha bota, com calsa, saia ou vestido longo, médio ou curto? Você pode me dar uma dica?

    Att
    Antonia Nilsa
    Obs: favor madar resposta por e-mail



  9. PapoDeComadre.com em 01/07/2010 às 12:57

    Olá, obrigada pelo comentário. Respondendo a sua pergunta, não vejo problemas em você usar a bota country desde que você faça a escolha certa da roupa e da bota. Você pode usar esse tipo de bota com calça jeans usada para dentro da bota (escolha um modelo de cano médio que disfarçam as pernas finas). Lembre-se independente do que vai usar o importante é se sentir bem. Beijos da Comadre!



  10. kedima em 30/06/2010 às 17:30

    Oi gostaria de saber se quem tem pernas muito finas pode usar o modelo Cowntry?



  11. silvia cardoso em 03/06/2010 às 19:06

    Adorei as dicas. Temos sim, dúvidas de como usar as botas que estão tão em alta…



  12. PapoDeComadre.com em 01/06/2010 às 20:08

    Primeiramente gostaria de agradecer o seu comentário. Porém existe uso desse tipo de bota, de acordo com o gosto da pessoa e da ocasião.



  13. Carol em 01/06/2010 às 19:29

    Cano longo acima do joelho são os mais tradicionais? Pra Xuxa, né?! Acho que o correto seria abaixo do joelho…



Deixe um Comentário