Como engraxar corretamente os sapatos de couro

Engraxar os sapatos parece ser uma tarefa simples não é mesmo? porém é necessário tomar alguns cuidados.  Antes de mais nada, remova toda a graxa antiga com um gel limpador e uma estopa. Isso serve também para limpar a sujeira do sapato, mesmo aquela sujeira invisível. Limpe bem e não deixe resíduos.
A seguir, passe um pedaço de estopa limpa no pote de graxa, aplique no sapato espalhando bem por toda a superfície do couro. Cuidado para não deixar lascas de graxa aqui e outra lá, a graxa tem que ser totalmente absorvida pelo sapato.
Feito isso,  escove bem o sapato com uma escova própria até o brilho aparecer. E pronto. Depois você pode dar uma lustradinha básica com uma flanela limpa. E pronto seu sapato está um luxo!
Se por algum acaso você usar o tal sapato todos os dias (o que não é lá uma boa ideia já que ele precisa de uns 2 dias para respirar e arejar), engraxe toda semana, senão de 15 em 15 dias está ótimo. E toda vez que usar, dê uma bela escovada.
Uma dica: a melhor graxa é a em pasta, evite as líquidas, mesmo aquelas com aplicador de espuma, acabam danificando o couro já que criam camadas que craquelam o mesmo por tanto nada de ir pelo mais prático!
Na hora de passar a graxa, muito cuidado para não borrar a borda do solado e depois lambuzar suas roupas e o chão. Sempre tire o excesso com pano úmido.
Nunca use a mesma escova, estopa ou flanela para engraxar sapatos de cores diferentes. Afinal você não quer que seus sapatos pareçam um arco-íris por aí! Tenha sempre um kit com mais de um produto para engraxar os sapatos.

Deixe um Comentário