Como fazer seu filho dormir sozinho

Desde o momento em que chega da maternidade, o bebê já pode dormir sozinho no próprio quarto. Não, você não está ficando louca e nem abandonando o seu bebê, como muitas mães costumam pensar. Tome cuidado para não passar toda essa ansiedade para o bebê e fazê-lo pensar que é ruim ou perigoso ficar longe da mãe ou do pai.
Quando os pais colocam seus filhos para dormir em sua cama, estão passando uma mensagem de proteção. Porém, ao mesmo tempo, estão ensinando que o casal não precisa de privacidade, que quando o filho estiver com medo é só correr para os braços dos pais que eles resolvem tudo, mas não é bem assim que as coisas devem acontecer. Preste atenção nas mensagens que você passa para o bebê, pois depois vai ser bem mais difícil de ensinar ao seu filho quando ele estiver maior . Se o bebê estiver com medo e não conseguir dormir, vá ao quarto dele, conte uma história e fique lá até que ele durma mas volte para sua cama. Um dos erros mais comuns que os pais cometem é levar o filho para o seu quarto quando algo acontece, isso é completamente errado, pois a criança acaba se acostumando com essa situação e acreditem com o tempo ela vai se aproveitar disso para sempre dormir com os pais e não sozinha no seu próprio quarto.
Confie nos seus ouvidos: se houver alguma coisa errada, você logo vai perceber e socorrê-lo. Procure sempre passar para a criança que  dormir sozinha é um gesto importante de autonomia e independência.
Sim, talvez aconteça de um monstro espiar pelo armário mas ela terá que aprender a lidar com seus medos, e não é super protegendo que você vai ensiná-la a enfrentar o desconhecido com segurança. Para os pais, essa separação também é importante: além de dormir mais tranquilos sem a apreensão de esmagar o bebê à noite, ainda há tempo para a privacidade, fundamental para a manutenção da vida íntima do casal.
Se seu filho já dorme com você, prepare-se para um processo longo, que pode começar a qualquer hora. Para isso é necessário fazer algumas mudanças como transformar o quarto dele em um lugar interessante e aconchegante para que seu filho possa se sentir bem e seguro acima de tudo. Uma das maneiras bem interessantes de desenvolver a vontade da criança de dormir no seu próprio quarto, é a decoração, peça ajuda pro seu filho na hora de escolher a cama os objetos, e não se esqueça de colocar um abajur com uma luz bem fraquinha, isso ajuda a criança a não ter medo. Faça-o dormir já na cama e não no colo, conte histórinhas, porém nada de histórias assustadoras, afinal a criança tem que relaxar pra poder dormir tranquila.
Se a criança chorar no meio da noite, vá até ela, verifique se está tudo bem, explique que é hora de dormir, tranqüilize-a até que durma novamente e volte para sua cama. Mas não saia correndo ao primeiro chorinho do seu filho, dê à criança tempo de reconhecer seu espaço e, quem sabe, voltar a dormir por conta própria. Depois de algumas semanas de muito acorda-levanta-dorme, você vai estar exausta, é verdade. Mas seu filho terá aprendido uma valiosa lição. Não se esqueça de elogiar a cada passo conquistado da criança isso fará com que ela alegre ao conquistar algo que para ela parecia ser impossível.

Deixe um Comentário