A criança deve ir ao dentista quando surgirem os primeiros dentes, em média de 6 meses a 1 ano de idade.
Durante o exame, o dentista verifica se os dentes estão nascendo normalmente e orienta sobre a freqüência das próximas consultas.
Na verdade, nessa fase, a visita ao dentista serve mais para que a gente, mães e pais, receba orientações sobre higiene bucal, cuidados com a alimentação da criança e uso da chupeta e mamadeira. Quando a criança aprende desde cedo a ter hábitos saudáveis, cáries e problemas de oclusão (dentes tortos) podem ser evitados. Preservar os primeiros dentes é fundamental para preparar a arcada para os dentes permanentes.

Qual a causa da cárie na infância?
– Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cáries. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar. Por isso é necessário que ao dar a mamadeira a criança esteja acordada para depois de mamar fazer a limpeza correta da boca.
– Amamentação prolongada na mãe.
– Permitir que a criança fique o tempo todo com a mamadeira.

Quais são os efeitos da cárie na infância?
– Perda de dentes.
– Problemas de audição e de fala.
– Dentes permanentes tortos.
– Dor muito forte.
– Baixa auto-estima.

Algumas dicas para evitar cáries.
Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu filho precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.
Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.
Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio ou um pedaço de gaze. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.
Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.
Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.

Coloque seu filho na cama sem a mamadeira, não sabe como? Aqui vai algumas dicas para que a criança adormeça sem a mamadeira, afinal não custa nada tentar.
Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de “segurança” para cama.
Cante ou toque uma música tranquila baixinho.
Segure ou balance sua criança.
Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.
Leia ou conte uma história para a sua criança.

Com qual idade uma criança deve começar a usar o fio dental?
O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.

Deixe um Comentário