Como combater os piolhos

Com a volta às aulas e muitas crianças juntas ao mesmo tempo, com certeza a probabilidade do seu filho pegar piolho é bem maior. Essa infestação costuma irritar os pais e as crianças. Porém usar certos medicamentos e ter um pouquinho de paciência é a melhor forma de combater esses bichinhos.

Os principais sintomas são a coceira, pequenas feridas e vermelhidão.
Seja na escola ou em casa as crianças adoram ficar juntas uma das outras e é aí que mora o perigo, porque elas acabam compartilhando objetos pessoais como escova de cabelo, prendedores, bonés, pentes e tiaras. O fato de seu filho estar com piolho não significa falta de higiene, é  necessário que os pais tenham cuidado pois podem pegar piolho das crianças também.

Embora exista uma variedade de medicamentos nas farmácias, o uso deve ser feito através de prescrição médica. É bom saber que os piolhos não saem voando e nem pulando de cabeça em cabeça. Porém eles podem caminhar da cabeça para o sofá, para as almofadas, para as toalhas e para a cama, sendo assim é necessário fazer uma limpeza mais elaborada nesses lugares. Assim que houver o primeiro sinal de infestação, os pais devem procurar orientação com um pediatra, para saber qual o melhor remédio de uso tópico para o caso.
Mesmo usando o medicamento certo é bom fazer o uso de pente fino, e catar os piolhos. Usar vinagre e refrigerante a base de cola ajuda a soltar as lêndeas.

Algumas crianças não sentem nenhum desconforto quando estão com os temidos piolhos, especialmente aquelas que costumam ter dermatites, couro cabeludo oleoso ou alergias. Por isso, os pais devem ficar de olhoe olhar de vez enquando a cabeça das crianças para ver se há feridas na cabeça ou vermelhidão no couro cabeludo. Em raros casos, elas podem infeccionar e virar um problema maior.

Uma opção é o remédio oral, mais fique sabendo que esse tipo de medicamento deve ser usado em último caso e com prescrição médica.  Além dos efeitos colaterais, eles oferecem apenas uma melhora momentânea. Em um segundo momento, os piolhos voltam a aparecer. Jamais exagere nos medicamentos e nunca aumente a dose indicada pelo médico, afinal é a saúde do seu filho que está em jogo. Como outros insetos, os piolhos podem ficar resistentes às drogas e tornar seu combate ainda mais difícil.

Acabe com o piolho em poucos dias:
Mesmo que os piolhos sejam pequenos, eles são visíveis. As lêndeas são difíceis de remover, já que ficam grudadas nos fios de cabelo. O pente fino é a melhor maneira de identificar uma infestação e remover os piolhos. Medicamentos e vinagre ajudam a soltar as lêndeas.

Não brigue com seu filho por causa do piolho. Se você brigar com a criança ela pode não avisar da próxima vez que sentir a cabeça coçar. Você sabia que o silêncio ajuda a espalhar os bichinhos e pode aumentar a incidência de feridas?

Procure um médico imediatamente se seu filho estiver com a cabeça muito machucada, com febre, gânglios inchados ou dor no pescoço.
Importante lembrar que os piolhos não vão embora sozinhos. Interromper o tratamento ou deixar de passar o pente fino por apenas um dia já é o suficiente para voltar a estaca zero, e ter que começar tudo outra vez.
Uma forma de esterelizar é lavar com água quente toda a roupa de cama, capas de sofá, almofadas e toalhas. Se a criança costuma ficar grudada com bichos de pelúcia, coloque-os na máquina de secar ou no sol por algumas horas. Aspire a casa diariamente.

O secador é um ótimo aliado na luta contra os piolhos pois a umidade ajuda e estimula a proliferação do mesmo. Então se você tem um secador use-o depois do banho para secar bem a cabeça do seu filho.
Durante a infestação, mantenha as crianças com os cabelos presos (se for menina) e bem curto se for menino.

12 comentários

  1. Nargareth em 12/10/2017 às 1:20

    A minha filha pego piolho na escola.eu passo o pente fino .como se usa o vinagre para arrochar as lêndeas.e coca cola tbm da para
    usar.se da como faço



  2. PapoDeComadre.com em 28/07/2013 às 21:17

    Olá Jaqueline, boa noite. Você deve procurar a pediatra da sua filha ela irá lhe indicar o melhor remédio para acabar de vez com os piolhos. Beijos da Comadre!



  3. jaqueline em 24/06/2013 às 23:07

    tenho tres filhas que tem piolho não posso nem amarra o cabelo delas que aparecem as lendias ja usei escabim mas de uma vez mas não melhou eu tambem cato mas nada disso acaba esses piolhos o que eu faço para extermina essas praga maltida?



  4. PapoDeComadre.com em 23/11/2011 às 10:04

    Olá Luana, obrigada pelo comentário! Bem minha amiga já que você usou vários produtos e nada adiantou então será necessário que você procure um médico para orientá-la melhor, com certeza ele saberá o melhor método para dar fim a esses bichinhos indesejáveis. Hoje em dia existem remédios via oral que podem ser tomados para ajudar a combater os piolhos. Boa sorte pra você e beijos da Comadre!



  5. luana em 21/11/2011 às 19:35

    eu tenho piolhos já tentei varios venenos e eles nunca acabam o que faço me ajudem por favor.não aguento mais a coceira:obrigada.



  6. nalva em 29/10/2011 às 11:48

    Minha sobrinha tem muito piolhis e esse s bichunhos nao quer acabar me da uma soluçlao para combater esses bichinhos.



  7. Nalva em 22/10/2011 às 15:07

    minha sobrinha tem piolho e nao acaba e quando vai tirar o cabelo dela sobe todinho fica parecendo uma bruxa…



  8. Anônimo em 30/07/2011 às 11:26

    porca uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii



  9. andressa em 07/04/2011 às 11:09

    eu tbm tenho piolhos
    so ke os meus estao ja derramando
    e eu gosto de comer lendias

    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂



  10. PapoDeComadre.com em 21/03/2011 às 21:11

    Olá Valéria, obrigada pelo comentário! Bem minha amiga já que os métodos tradicionais não estão funcionando então é hora de adotar o uso de medicamentos, existem remédios que ajudam no combate aos piolhos e lêndeas, porém é necessário que antes de dar o medicamento você leve a sua filha ao pediatra pois só ele poderá lhe receitar o melhor medicamento de acordo com a idade dela. Como não sei a idade dela, fica meio complicado de dizer o que fazer, mais se ela tiver mais de 5 anos, você pode estar colocando vinagre no cabelo depois de lavá-lo, isso ajuda a soltar as lêndeas mortas, para os piolhos só mesmo com xampu ou loção como o Escabin ou Pioletal. Se o problema estiver vindo da escola devido ao contato com outras crianças, depois do cabelo lavado e penteado, coloque um pouco de Escabin em loção no cabelo e não enxágue, retire o produto somente no outro dia quando ela for tomar banho e repita essa operação durante toda a semana. Para não agredir muito os fios dê um descanso nos finais de semana. Não se esqueça de passar sempre o pente fino. Meu filho tinha o mesmo problema eu dei remédio e todos os dias deixava um pouco de loção no cabelo dele, pouco tempo depois acabaram os piolhos.



  11. Valéria Arruda Ciuchetta em 21/03/2011 às 13:58

    Minha filha pegou piolho já passei remédio e nada desses bichinhos morrerem,dizem que a lêndia é da cor do cabelo e o cabelo dela é louro.Por favor me ajudem a cabar com esses malditos bichinhos,não aquento mais ver a minha filha se coçar.



  12. fernanda em 09/11/2010 às 14:10

    eu tenho piolho rsrsrsrs



Deixe um Comentário