Saúde da mulher – Papanicolaou ou preventivo

O Papanicolaou ( papanicolau) é um dos exames ginecológico mais importante para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é  levar á você amiga informações  e tirar algumas dúvidas que existem a respeito desse exame tão importante para sua saúde.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Quem pode e deve fazer o exame ?

Todas as mulheres com ou sem atividade sexual devem fazer o exame anualmente. Ou de acordo com a orientação do seu médico.

Qual a melhor época para fazê-lo?

No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais três dias antes do exame.

No que consiste o exame ginecológico ?

O exame completo é constituído do exame das mamas  e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um especulo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Também consiste no exame de toque vaginal quando o(a) médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.

Mulheres virgens também devem ser examinadas ?

Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.

O que o médico vê lá dentro ?

O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.


O que é o colo do útero?

Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
O exame dói ?

Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.

Onde fazer o exame ?

Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança.
Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde  o SUS . Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.

Deixe um Comentário