Como vencer a insegurança

O medo de não ser bom o bastante, de não ter feito a escolha certa, ou de ser abandonado por alguém, tem cura. O melhor remédio para a insegurança é o auto conhecimento.O primeiro passo é reconhecer que você não se leva em alta conta. Ou, ao menos, que não se dá o merecido valor.

Isso deve ter uma explicação antiga na história da sua vida. Alguma coisa da qual você nem tem consciência e, por isso, não pode ainda combater esse sentimento abertamente.

Quem sabe sua mãe não o atendeu nas suas necessidades físicas e/ou emocionais, fazendo com que você se sentisse inseguro, mal amado, sob a ameaça de ser abandonado? Ou, talvez, na infância, você tenha se sentido culpado pelas frustrações que sofreu. As crianças costumam ser auto-referentes e acreditam serem responsáveis por suas tristezas e alegrias.

Não importa o que aconteceu antes. Uma vez que você possa localizar a origem da insegurança que permeia sua vida, poderá seguir em frente sem carregar consigo o que ficou para trás.

Os fatos passados só interessam na medida em que são referenciais que ajudam a compreender as causas, e a mudar os efeitos que a insegurança tem trazido para você.

É bom começar a se convencer de que você merece mais do que imagina. Ou seja, dê a si mesmo mais do que você acha que merece.

Pense nisso e boa sorte!

Deixe um Comentário