Animais

Dicas de cuidados com seu animal

Pensando em ter um animal de estimação? Parabéns! estudos dizem que ter um animal de estimação faz um bem enorme não só para as crianças como para os adultos, já que através do bichinho estreitam-se as relações na família. Mais não podemos esquecer que para se ter um animal dentro de casa ou apartamento requer alguns cuidados. Veja abaixo algumas dicas de como cuidar do seu animal corretamente.

Em primeiro lugar é necessário saber se a chegada do animal não vai te causar nenhum problema, afinal ele virá para trazer alegrias, porém existem pessoas que não gostam tanto de bicho assim para conviver com ele a maior parte do tempo. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele. Então o ideal é que seja uma coisa planejada com o qual todas as partes realmente queiram ter um bichinho.

A alimentação do seu novo amigo deve ser apropriada de acordo com a espécie e a idade do animal. E de preferência que seja recomendada por um especialista na área. Geralmente os filhotes costumam comer de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.

A higiene é tão importante quanto a alimentação, o cão ou outro animal deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. E lembre-se: todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.

Lembre-se de que o seu animal também fica doente por isso é necessário observar sempre o seu animal. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para desverminar e receber as vacinas. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. Providencie a vermifugação do seu animal seguindo as orientações veterinárias a esse respeito. E não se esqueça de levá-lo para fazer exercícios.

Não é só a gente que precisa fazer exercícios para manter a forma, o seu animal também precisa se exercitar, mais lembre-se durante o passeio não se esqueça de colocar a coleira e a guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.

Castração: o animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.
Dependendo da raça e do porte do seu cão talvez seja necessário que seja feito um adestramento, assim ele fará as coisas certas e você não vai ficar enfurecida quando ele estragar o seu sapato, ou fazer xixi em cima do seu sofá maravilhoso.

0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.