Artesanato em madeira – Abajur infantil

Você já deve ter visto vários tipos de artesanato em madeira e deve ter se perguntado será que é muito difícil de fazer? será que eu consigo? saiba que esse tipo de trabalho não é tão difícil assim de fazer, basta apenas que você tenha um pouco de habilidade com trabalhos manuais e muita criatividade. O trabalho que você vai ver a seguir é um abajur de madeira com formato de menina,esse trabalho não é tão complicado porque envolve apenas pintura como base. Esse tipo de artesanato serve tanto para decorar o quarto da sua filha, quanto para ganhar um dinheiro extra e aumentar a sua renda mensal. Ou se preferir pode ainda ser um ótimo presente de aniversário. Abaixo você vai ver todo o material utilizado e o passo-a-passo com fotos detalhadas para facilitar o trabalho.

Instruções: Para melhor visualizar as imagem abaixo, basta clicar na imagem desejada que a mesma será apresentada em seu tamanho original.

DSC01538Material utilizado

Você vai precisar de:
1 abajur de madeira com formato de boneca
1 rolo de fita de papel (crepe) pequeno
1 pincel nº16/486 (marca de sua preferência)
1 pincél nº14/475 (marca de sua preferência)
1 pincel nº0/425 (marca de sua preferência)
1 lápis preto escolar (para fazer o desenho)
1 régua pequena
1 tubo pequeno de cola para colar o laço decorativo
20 cm de fita nº 1 cor rosa (para fazer o laço decorativo)
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica na cor violeta
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor branco
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor vermelho natal
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor verde soft
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor amarelo soft
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor marrom
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor rosa soft
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor amarelo
1 tubo de tinta pequeno 40ml acrílica cor azul soft
1 tubo de verniz fantasia 60ml (verniz acrílico com gliter)
1 tubo de verniz vitral 100ml
1 tubo de thinner 100ml (para limpar os pincéis)

DSC01439Passo-a-passo

Modo de fazer:
Ao comprar o abajur você vai perceber que o mesmo é de madeira crua, a primeira coisa a ser feita é o desenho na boneca, para isso você vai utilizar o lápis escolar preto e a régua.
Comece desenhando o sapato, risque uma linha reta, e em seguida vá fazendo listras formando assim a meia da boneca. Depois desenhe a calça, a blusa, o rosto, o detalhe do cabelo, os olhos, nariz e boca.

Abajur em madeiraDesenho

Modo de fazer:
Para desenhar o rosto, risque as laterais fazendo um contorno arredondado, mais ou menos até o meio da cabeça, em seguida faça como se fosse uma letra `i´ aberta, para dar a impressão de franja no cabelo.
para desenhar os olhos, faça um pequeno risco de 2,5cm, lembrando que esse desenho é só uma base para pintura e que ao pintar os desenhos serão cobertos pela tinta.
Para desenhar a boca faça um risco de 3,5cm e por último o nariz
Depois dê a segunda mão de tinta e espere secar novamente,se não cobrir totalmente a madeira dê a terceira mão de tinta. Depois de seco retire a fita papel.

PinturaDesenho da blusa

Modo de  fazer:
Com a régua risque o formato da blusa próximo do braço e calcule mais ou menos a altura da calça. Feito isso antes de começar a pintar coloque um pedaço de fica crepe no lugar marcado para que ao pintar não borre o braço.
Para pintar a blusa da boneca você vai precisar usar o pincel nº16 e a tinta de cor violeta, é necessário dar de duas a três mãos de tinta para cobrir totalmente a madeira. Dê a primeira mão de tinta e deixe secar por aproximadamente 10 minutos.
Depois dê a segunda mão de tinta e espere secar novamente,se não cobrir totalmente a madeira dê a terceira mão de tinta. Depois de seco retire a fita papel.

PinturaDetalhe pontilhado

Modo de fazer:
Depois da blusa pintada e a tinta completamente seca faça o detalhe do pontilhado da blusa, para isso você vai precisar usar o pincel de nº0 e a tinta de cor branca, molhe o pincel na tinta e vá fazendo suavemente os pontilhados. É necessário fazer duas vezes, pois pode ser que a tinta não fique branca totalmente, então faça a primeira vez, espere secar e depois faça novamente.

Pintura blusaCinto

Modo de fazer:
Para fazer o cinto desenhe duas linhas com mais ou menos 2 cm de distância uma da outra, depois de ter feito isso, coloque um pedaço de fita crepe, acima da linha, na blusa, e abaixo na calça, depois pinte com o pincel de nº14 na cor rosa escuro, deixe secar, e dê outra mão de tinta, quando secar totalmente retire a fita crepe. Para fazer o detalhe do cinto use o pincel de nº0, fazendo um retângulo com um risco no meio de 3 pontos com a tinta branca.

CalçaCalça

Modo de fazer:
Para pintar a calça você vai usar o pincel de nº16 e a tinta na cor branca,é necessário dar três mãos de tinta com intervalo para secagem de 10 minutos cada, lembrando de sempre usar a fita crepe para não borrar a pintura da blusa e nem da meia da boneca. Feito isso deixe a tinta secar por 10 minutos.

MeiaMeia

Modo de fazer:
Para pintar a meia da boneca você vai precisar usar o pincel de nº14 e usar as tintas de cor amarelo, azul soft, vermelho, violeta, rosa soft e verde soft.

MeiaMeia

Modo de fazer:
Primeiro faça o desenho de listras na meia, depois de feito o desenho coloque a fita crepe para não borrar, pinte com a cor amarelo espere secar e depois vá pintando sucessivamente,até terminar a meia. É necessário dar duas mãos de tintas em cada listra para fixar bem a cor.

MeiaFinalização da meia

Modo de fazer:
Depois de pintar cada listra, retire a fita crepe e deixe secar por 10 minutos.Para então pintar outra listra.

Pintura dos braços e rostoRosto

Modo de fazer:
Para pintar o rosto você vai precisar usar o pincel de nº16 e nº14,para chegar na cor de pele misture as tintas de cor branca e marrom aos poucos até obter o tom de pele desejado, feito isso pinte o rosto da boneca com cuidado para não ultrapassar as margens do desenho feito. Dê duas a três mãos de tinta e espere secar.

BraçoBraços

Modo de fazer:
Para pintar os braços você vai usar o pincel de nº16 e a mesma mistura de tinta que usou para pintar o rosto, lembrando sempre de usar a fita crepe, para não manchar a outra parte que já está pintada nesse caso a blusa.

CabeloCabelo

Modo de fazer:
Para pintar o cabelo você vai precisar usar os pincéis de nº16 e nº14.
Para fazer a cor do cabelo misture um pouco de tinta amarelo com marrom até obter a cor desejada.
Pinte todo o cabelo da boneca, menos o lugar aonde será colado o laço decorativo.

Pintura do rostoOlhos, nariz e boca

Modo de fazer:
Para pintar a boca, o nariz e os olhos você vai usar o pincel de nº0, e as tintas vermelho, preto e marrom.
Primeiro comece com os olhos, fazendo uma linha de aproximadamente 2,5cm com a tinta preta com muito cuidado e suavemente para não borrar, se preferir faça o desenho dos olhos antes de pintar com o lápis preto escolar para ter uma base, não esqueça de fazer os cílios.
Depois desenhe o nariz, pinte de marrom e por último a boca e pinte de vermelho.

Mão Detalhe das unhas

Modo de fazer:
Para fazer o detalhe das unhas,você vai usar o pincel de nº0, lápis preto escolar e tinta rosa soft, antes de pintar para facilitar faça o desenho das unhas, feito isso pinte as unhas e se quiser faça um desenho de florzinha no dedo polegar com tinta branca.

LaçosLaço decorativo

Modo de fazer:
Para fazer o laço decorativo você vai usar um pedaço de fita nº1 cor de rosa, faça um laço pequeno mais ou menos do tamanho do detalhe do cabelo, você poderá visualizar melhor ao ver a foto. Feito o laço, pinte a costura de vermelho para não aparecer a linha, e cole no cabelo da boneca.

Parte de trásParte de trás do abajur

Modo de fazer:
Para pintar a parte de trás do abajur você vai usar o pincel de nº16 e as tintas branca e violeta, pinte toda a parte de trás da boneca de branco, espere secar e depois pinte a copula do abajur por dentro e por fora de violeta. Deixe secar e dê mais uma mão de tinta.Lembrando de pintar todos os detalhes.

Pintura completaPintura concluída

Pintura completa


Abajur concluídoFinalização com verniz

Modo de fazer:
Depois do abajur todo pintado, você vai passar o verniz para finalizar o trabalho.
Você vai usar o verniz fantasia com gliter para pintar as meias da boneca, e a copula do abajur por dentro e por fora.
Depois pinte todo o resto do abajur com o verniz vitral.

LaçoColagem do laço

Depois do abajur completamente seco, cole os laços decorativos no cabelo da boneca.E está finalizado o trabalho.

Abajur concluídoAbajur concluído



Galeria com todas as imagens

[nggallery id=2]

6 comentários

  1. PapoDeComadre.com em 11/12/2012 às 9:16

    Olá Camila, obrigada pelo comentário! Bem minha amiga a madeira desse artesanato é a mdf, essa madeira permite fazer várias coisas como colar tecido, adesivos, e a cola utilizada é própria para esse tipo de artesanato. Existem várias lojas que vende esse tipo de cola, procure uma loja que venda materiais para artesanato que com certeza você achará todo o material que precisa. Beijos da Comadre.



  2. Camila em 10/12/2012 às 12:26

    Olá, gostaria de saber qual o tipo de madeira deste abajur?
    Pois tenho um abajur que acho que seja desta mesma madeira e quero reformar, você sabe também se esse tipo de madeira consegue-se colar tecido por cima? e que tipo de cola eu usaria?
    Obrigada.



  3. PapoDeComadre.com em 23/02/2011 às 11:04

    Olá Claudia, obrigada pelo comentário! Deixe a sua sugestão, o que você gostaria de ver na categoria de artesanato e não encontrou? A sua opinião é muito importante para nós!



  4. claudia em 23/02/2011 às 9:49

    eu gostei deste site mas nao tinha o que eu quiria mas mesmo asssim eugostei



  5. luciana em 23/02/2011 às 9:46

    eu gostei muito de ver este site



  6. thuany em 17/09/2010 às 20:34

    desenhos para unha de lacinho



Deixe um Comentário