Como curar ressaca

Seus amigos te chamam para um happy hour e aí você resolve encher a cara literalmente, talvez para afogar as mágoas, talvez para finalmente criar coragem e cantar a amiga de trabalho, ou apenas ficar mais solto e dar boas risadas com os amigos. Até aí tudo bem, mais de repente você percebe que exagerou na dose, vai para casa dorme e no dia seguinte lá está ela a famosa ressaca o quê fazer? Veja abaixo algumas dicas do que você pode fazer para prevenir a ressaca.

Mais você sabe o que causa a ressaca?
A resposta é bem simples e bem objetiva: o álcool. Quando você bebe, o seu organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do seu sangue. Portanto, energia = glicose. Ou seja, pra começar, seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose. Sem contar que, o álcool inflama o seu intestino, e pode causar causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjoo tão característico depois de ingerir muita bebida alcoólica.

Você sabia que a bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Caso você não saiba, a vasopressina é o nosso HAD (hormônio antidiurético). Imagine, quando o teu corpo está com pouca água, este hormônio é secretado para que seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que você perca muita água através da urina (já que seus rins não poderão retê-la). É por isso que quando estamos bebendo, vamos ao banheiro muitas vezes.
Quando o seu corpo está descansado, o seu organismo faz um trabalho danado para filtrar todo o álcool do teu sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Por isso que quando você sente aquela terrível dor de cabeça, nada mais é do que os seus neurônios pedindo por favor vários copos de água!  Lembre-se de que beber faz muito mal a saúde, e pode te transformar em um alcoólatra.

Como prevenir e curar a ressaca no dia seguinte:
O primeiro passo para se prevenir a ressaca é se alimentar bem antes de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Coma alimentos ricos em gorduras.  A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos. Quando você come, o seu organismo não trabalhará apenas com o álcool no estômago. Nunca beba com o estômago vazio e beba bastante água. A cada dois copos de cerveja, ou qualquer outra bebida beba um copo d’água. Isso previne a desidratação, seu organismo trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio além de fazer muito bem para saúde, acredite. Trocar a água por suco ou refrigerante também são boas opções, os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Assim, matam a sede, e ainda injetam energia no seu organismo. Beba leite, além de fornecer glicose ele é rico em potássio, substância que impede a retenção de sódio, processo que ocorre durante a ressaca. Caso tenha problemas com a dingestão do leite, uma ótima pedida é beber bastante água de coco ou isotônicos. Essas bebidas ajudam a repor as vitaminas e minerais que você perde quando toma muito álcool. Se você é fumante tente não fumar quando for beber, pois quando você fuma, seu organismo se enche de nicotina e de pouco oxigênio.

Um dos grandes mitos que existe por aí é que, para curar ressaca, o ideal é tomar uma xícara de café sem açúcar.
O café, apesar de estimulante, será excelente se for acompanhado de muito açúcar. Não sei se você se recorda, mas açúcar = glicose. Portanto, quanto mais glicose você ingerir, mais energia dá ao seu corpo para processar a bebida. Mas muito cuidado pois uma alta ingestão de açúcares pode fazer mal à saúde. Se você é diabético, então, nem pensar!

A melhor forma de não ter ressaca é não beber. E lembre-se se for beber não dirija e se for dirigir não beba!

Deixe um Comentário