Dicas de como economizar energia

O horário de verão deste ano começa em 17 de outubro e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008. Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico. Pensando nisso decidimos separar algumas dicas de como economizar energia.

Você sabia que ao pintar as paredes internas e o teto de casa com cores claras ajuda a economizar luz.
Outra dica é aproveitar o máximo que puder a luz natural.
Se puder estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa, por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos.
Procure utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts);
Para economizar na hora do banho, no verão, deixe a chave na posição “verão”.
Se tiver condições instale um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção;
Para economizar na cozinha caso a sua geladeira não seja frost free faça o degelo periodicamente.
Procure não colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completa, coloque-os na parte inferior da geladeira.
Jamais coloque a geladeira próxima de lugares quentes, como fogão ou a janela que bate sol. Evite abrir a porta da geladeira o tempo todo e nunca deixe a porta aberta por muito tempo. Ao abrir procure retirar de uma vez tudo o que vai usar, assim você terá uma grande economia de energia.
Sempre que puder verifique a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta,a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado.
Não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.
Utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. Você pode também alisar com as mãos as roupas logo ao tirar do varal. Isso reduzirá o tempo de utilização do ferro.
Outra dica é de como usar corretamente a máquina de lavar roupas, utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma maior quantidade de peças. Pendure as roupas ao invés de usar a secadora. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o vídeo cassete.
Ao sair de um ambiente, apague a luz, verifique se a lâmpada fluorescente comprada possui o selo PROCEL, que significa um ano de garantia.
Vidros transparentes permitem uma iluminação maior que vidros leitosos ou escuros, limpe sempre as luminárias. A sujeira diminui a iluminação.
Evite dormir com a televisão ligada, as TVs modernas consomem menos energia que as antigas.  Não deixe a TV ligada sem necessidade.
Ar condicionado, desligue sempre que se ausentar do ambiente. Limpe periodicamente os filtros de ar, dê preferência aos condicionadores de ar que possuem o Selo PROCEL, que consomem de 12 a 26% menos energia. Assim além de economizar luz, você terá uma grande diferença no bolso ao final do mês.

Deixe um Comentário