Dicas de como cuidar dos cabelos

No verão ou no inverno, não importa a estação estamos sempre nos preocupando em como cuidar dos cabelos de forma correta para que eles fiquem cada vez mais lindos e saudáveis. Pensando nisso separamos algumas dicas para você amiga cuidar da suas madeixas e deixá-las ainda mais bonita.

Se você amiga enlouquece toda vez que se depara com aquela ponta dupla do seu cabelo, saiba que com alguns cuidados você pode reverter essa situação.
Cuidados básicos:
Em primeiro lugar é sempre bom aparar as pontas pelo menos de dois em dois meses.
Quando for tomar banho lave os cabelos com água morna, quase fria pois a água muito quente resseca os fios e descama o couro cabeludo.
Você não vive sem fazer uma escova ou  chapinha? Tudo bem, isso não é proibido mais evite fazer isso todos os dias, diminua a quantidade por semana, o calor intenso do secador só deixará seus cabelos ressecados e quebradiços.
Você não sai de casa sem um pente ou uma escova na bolsa e quando vê um espelho lá está você penteando as madeixas! Saiba que ficar horas a fio penteando os cabelos os deixa quebradiços. Procure evitar também ficar passando a mão nos cabelos, caso queira dar uma ajeitadinha não use as mãos e sim os dedos entre os fios.
Usar um bom condicionador faz milagres, após o mesmo aplique sempre um creme hidratante de preferência sem enxágue, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador ou das altas temperaturas da chapinha.
Quando for usar a chapinha verifique a temperatura, para que a mesma não danifique ainda mais os fios.

O verão é a estação em que exige muito mais cuidados com os fios, a  exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, presilhas, etc., fatores que muitas vezes acontecem juntos, representam a destruição dos cabelos.
O cabelo molhado com água do mar em contato com os raios ultravioletas geram um processo  de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: queda dos cabelos. É fundamental cuidar dos fios, quando estiver na praia ou piscina. Use protetores nas madeixas e lance mão de bonés e chapéu para se proteger. Jamais deixe seus cabelos secarem ao sol, depois do mergulho lave-os imediatamente com aguá doce, passe um creme ou condicionador.
Outro inimigo das madeixas é o vento, pois ele retira dos cabelos uma camada de proteção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados. Para que eles não fiquem assim passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.
Para limpá-los adequadamente, use xampus removedores de resíduos a cada três ou quatro lavagens. Na hora de enxaguar coloque uma colher de chá de bicarbonato de cálcio numa bacia com água. Isso vai ajudar a neutralizar os poluentes que estiverem na água. Um banho de creme uma vez por semana em casa ou no salão dará mais resistência ao cabelo.
Aplique produtos com FPS e use chapéu. Procure lavar os cabelos com xampu e condicionador com filtro solar. Use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro, zinco e manganês para que resistência aos fios.
A transpiração intensa e frequente pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo. Ele poderá se tornar mais ácido favorecendo o aparecimento de lesões ou queimaduras. A dermatite seborréica, ou seja, caspa também pode se instalar com um ambiente de intensa e frequente transpiração.
Procure não se submeter a ambientes que a façam transpirar, e deixar o suor por muito tempo no couro cabeludo. Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando xampus equilibrantes que ajudam a regular seu pH.
Cloro: Com a água da piscina seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.
Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Lave seus cabelos com xampus anti-resíduo.
Presílias: O calor do verão pede cabelos presos. Mas, cuidado ao usar presílias e prendedores, principalmente aqueles de elásticos finos, eles quebram os fios, e as presilhas, se usadas sempre no mesmo lugar partem os fios.
Escolha com atenção seus prendedores e procure mudar o local em que prende os cabelos. Não use prendedores muito apertados e de elástico. Prefira pentes de dentes largos e use cremes desembaraçantes.

Deixe um Comentário