Como cuidar melhor de suas roupas

Não existe nada pior do que ver aquela roupa que você adora completamente destruída por causa da lavagem incorreta. Existem várias formas de lavar as roupas para que elas pareçam sempre novas. Veja abaixo algumas dicas infalíveis de como cuidar melhor de suas roupas.

Lavagem:
Nunca deixe que a roupa suje excessivamente antes de lavar.
A roupa deve estar sempre seca e ventilada antes de ser lavada.
Sempre esvazie os bolsos, retirando moedas, papéis e etc., lembre-se de desabotoar os botões e levantar a gola antes de lavar.
Evite encher excessivamente a lavadora.
Nunca coloque a temperatura indicada no máximo.
Ao lavar as camisas retire as barbatanas.

Limpeza à seco:
Processo de limpeza sem o uso de água, no qual as roupas são tratadas com solventes e máquinas especiais.
Vantagens: Durabilidade 4 vezes maior do que o processamento normal de lavagem.
Menor risco de deformação e encolhimento praticamente nulo.
Frequência indicada: Roupas que estão em maior contato com o corpo, como camisas, devem ser lavadas a cada uso. As demais peças, tais como o costume, o paletó e calças de alfaiataria, se forem usados uma só vez e tiverem um descanso adequado, ou seja, bem pendurados em cabides por 1 ou 2 dias, poderão ser reutilizados de 2 a 6 vezes sem necessidade de limpeza.

Passadoria:
Não é necessário passar a peça que retorna da lavanderia. Se necessário, restringir o uso do ferro apenas nas áreas mais amassadas, com o uso de um pano  entre o ferro e a roupa. Cuidado ao passar os vincos e frisos das calças para não ficarem duplos. Tecidos como microfibra, seda e sintéticos podem evidenciar brilho se passados com temperatura muito alta e sem proteção.
Lavar sempre o conjunto (paletó e calça) no caso de costume.

Lavagem à mão:
Nas primeiras lavagens a água pode soltar tinta, por tanto é recomendável lavar a peça separadamente. Lavar sempre com água em temperatura ambiente e não deixar de molho.
Deixar que o sabão e o detergente se dissolvam completamente antes de introduzir as roupas. Não torcer, só pressioná-la com suavidade.

Água sanitária
Antes de usar água sanitária, observar bem as instruções da etiqueta. Usar somente água fria e, no máximo, por uma hora.
Não usar recipiente de ferro, cobre ou latão.

Secagem:

Dobrar as roupas pesadas para que não deformem.
Não expor a roupa diretamente ao sol forte, especialmente se esta for colorida. Caso a roupa seja colocada para secar em um varal dentro de casa, procure um lugar ventilado.
As roupas de malha (lã e algodão) devem ser envolvidas em uma toalha e deixadas em uma superfície, sem serem torcidas ou expostas ao sol ou calefação para que sequem.
As roupas propensas a deformação devem se estendidas ao secar, não colocá-las no varal, para que recuperem sua forma.

Passar:
Separe a roupa conforme as instruções da etiqueta e comece a passar com a temperatura mais baixa.
Para mudar de uma temperatura alta para uma mais baixa, aguarde alguns minutos. Passar com a roupa ligeiramente úmida.
Eliminar com um pano úmido qualquer resíduo que esteja aderido ao ferro de passar antes que o mesmo esfrie.

Deixe um Comentário