Insônia infantil

Você sabia que existe insônia infantil?  Segue abaixo algumas dicas para que o seu filho possa dormir melhor e mais tranquilo.

* Antes de dormir evite dar ao seu filho estimulante, tais como alimentos e bebidas que contenham cafeína, açúcares refinados, ou chocolate, que podem deixá-lo acordado a noite toda.
* Evite servir refeições pesadas tarde da noite, determine um horário para fazer as refeições algum tempo antes de se deitar.
* Para manter um nível de açúcar uniforme no sangue durante a noite, dê ao seu filho um lanche leve, como cream crackers ou torradas, antes dele ir para a cama. Evite alimentos  de difícil digestão.
* Certifique-se de que seu filho coma alimentos que contenham o aminoácido triptofano, que ajuda a estabilizar os humores e a aliviar o estresse como a banana, queijo, peixe, leite. Comer carboidratos complexos como massa e arroz no jantar também é bom para induzir ao sono.
* Para ajudar seu filho a relaxar antes de ir para a cama, dê-lhe uma xícara de chá de camomila, um relaxante fitoterápico, uma hora antes de dormir.
* Desacelere o metabolismo do seu filho e dê-lhe tempo para relaxar à noite.
* Estipule um horário para dormir todos os dias inclusive nos finais de semana.
* Inicie um ritual simples e rotineiro para a hora de dormir, tal como contar uma história, conversar sobre os acontecimentos do dia ou fazer um exercício de visualização juntos.
* No caso de crianças mais velhas, desestimule cochilos no final da tarde ou início da noite, pois esses cochilos tendem a atrapalhar o sono da noite.
* Para tranquilizar a criança medrosa, deixe a porta aberta e uma pequena e reconfortante luzinha acesa durante a noite.
* Evite programas televisivos assustadores ou histórias de terror antes de dormir.
* Incentive atividade física vigorosa pela manhã ou à tarde, isso faz com que a criança durma melhor.

Deixe um Comentário