Chupeta, vantagens e desvantagens

Veja a seguir as desvantagens e vantagens do uso da chupeta.
Vantagem:O uso da chupeta evita que a língua feche as vias aéreas na região posterior da boca, reduz a freqüência e duração do refluxo e favorece o estado de alerta.
O bebê percebe o mundo que o rodeia pela boca, por isso gosta de levar os objetos a boca, que também é a parte do corpo que sente mais prazer. O bebê também se satisfaz de manipular o objeto. Como no caso da chupeta, os bebês logo aprendem a colocá-la para fora com a boca e depois voltar a sugar. Para o bebê, a chupeta funciona como uma defesa contra a ansiedade.
A decisão é sua, usar ou não usar, se você optou por fazer o uso veja algumas dicas bem úteis para escolher o tipo de chupeta certa para seu bebê.

Desvantagem:Você sabia que o uso da chupeta pode estimular o desmame precoce?, é verdade. Especialistas dizem que isso pode acontecer durante o uso da chupeta e da mamadeira. Quando o bebê começa a sugar a chupeta e a mamadeira, ele se acostuma com uma sucção não-nutritiva, usando a língua posicionada de maneira diferente.
A chupeta pode diminuir a comunicabilidade do bebê. Os bebês que passam muito tempo com a chupeta na boca acabam se expressando menos.
As desvantagens e os malefícios da chupeta vão desde alterações na arcada dentária, na mastigação, respiração, articulações, fala, musculatura e até deformações nos ossos da face.
O uso frequente e prolongado pode levar à má oclusão, respiração pela boca e enfraquecimento dos músculos do rosto. Além disso, pode também ocasionar postura inadequada da língua, por isso é necessário pensar bastante antes de fazer o uso da chupeta.

Escolha sempre chupeta ortodôntica.
* A parte achatada estimula a ponta da língua
* Não empurra os dentes incisivos superiores
* O estreitamento faz com que os lábios se toquem
* O orifício evita o acumulo de saliva e a irritação da pele
* A concavidade permite que se forme uma pressão entre os lábios
A chupeta ortodôntica podem causar alterações quando utilizada em excesso, porém os prejuízos são menores uma vez que o formato anatômico se adapta à boca da criança.

Chupeta de látex ou silicone?
A chupeta de silicone tem o material mais recomendável por ser menos poroso, esse material acumula menos sugeira e não se deformar com as esterilizações.
Por ser mais um material mais resistente,o silicone faz a criança se esforçar mais para sugar. Mas fique de olho, pois existem chupetas piratas circulando por aí, procure comprar sempre em um lugar de sua confiança, verificando os selos de qualidade.
Não se esqueça de esterilizar sempre a chupeta, pois a falta de higiene pode transmitir vírus, fungos e bactérias.
Atenção: jamais use artifícios como mel, açúcares para estimular o uso da chupeta, isso pode causar cáries.
A chupeta deverá ser oferecida somente na hora em que o bebê apresentar momentos de tensão e ansiedade.
Jamais use aqueles prendedores de chupeta, pois corre o risco do bebê se estrangular com o fio e nada de prender a chupeta com panos e fraldas, isso aumenta o peso e acaba deformando os músculos da face..

Deixe um Comentário